top of page

COMO UM DJ DE CASAMENTO CRIA A TRILHA SONORA PERFEITA PARA UM DIA INESQUECÍVEL

Dj | Casamento | Dj Renatinho

Em uma festa de casamento, as grandes estrelas são os noivos, e o objetivo da música, do início da cerimônia ao último convidado na pista de dança, é oferecer o fundo musical perfeito para cada uma das etapas do evento.

Vamos falar então de Como um DJ de Casamento cria a trilha sonora perfeita para um dia inesquecível para os noivos, seus familiares e seus convidados.


Para entender como deve ser o trabalho do DJ de casamento para escolher, junto com os noivos, as músicas da cerimônia e da festa, dividimos todo o evento em 5 etapas, sendo que cada uma delas pede um estilo de música diferente, mais adequado ao momento do evento.


A maior parte dos noivos geralmente prefere que a parte musical das cerimônias de casamento fique por conta de um bom coral, que pode vir acompanhado de alguns instrumentos. Mas também existem os que preferem que a parte musical fique por conta do DJ de Casamento. Vai depender muito do gosto dos noivos, que é o mais importante, e do espaço onde o casamento vai acontecer.


Então, vamos falar rapidamente da etapas da cerimônia, para entrarmos na parte do coquetel e almoço ou jantar, e finalmente nos concentrarmos na parte que é a especialidade de um DJ de casamento: a pista de dança, que deve bombar dos primeiros minutos que abre até o último convidado.


Músicas para a cerimônia de casamento


A cerimônia de casamento tem duas fases. A chegada dos convidados e a cerimônia em si, com a entrada dos padrinhos e damas de honra e pajens, a entrada do noivo, a entrada da noiva e. após a cerimônia, a saída. Neste post, vamos fornecer para que o seu casamento, inclusive a parte musical, seja inesquecível.


Chegada dos Convidados


A primeira etapa do casamento é a chegada dos convidados. O importante nesse momento é

criar um ambiente calmo e tranquilo, permitindo que as pessoas interajam, cumprimentando os conhecidos e se acomodando para aguardar a entrada da noiva. A música deve ser mais de fundo.

Dependendo de uma série de fatores, como por exemplo, o quanto a igreja é disputada, havendo mais de um casamento no dia, o horário da cerimônia e o trânsito no dia, que pode afetar o tempo que os convidados levam para chegar, a noiva pode se atrasar entre 30 minutos e uma hora.

A música deve ser relaxante, para diminuir a impaciência dos convidados. Alguns clássicos que todos conhecem é uma boa pedida.


Entrada de Padrinhos, pajens e noivo


A entrada dos padrinhos, damas de honra e pajens, que carregam as alianças, e noivo, segue uma ordem pré-estabelecida, que a assessoria de eventos irá indicar. A música para essa parte do casamento deve levar em conta que é um momento apoteótico, em que todos os olhares se voltam para eles.

A música deve ser mais impactante, animada, mas o mais importante é que ela seja cuidadosamente escolhida pelo casal, de preferência algo significativo para os dois.


Entrada da noiva


A música mais tradicional para a entrada da noiva é a Marcha Nupcial de Mendelsson, que é tão famosa que você já sabe a melodia de cabeça. Mas ela não é obrigatória. A noiva, que é a grande estrela da festa, pode escolher a música que quiser. O único pré-requisito é que ela esteja de acordo com o impacto que o momento pede.


Coquetel


Se a festa de casamento for em um local diferente da cerimônia, há uma nova chegada dos convidados, quando é servido um coquetel e a música ainda é relativamente mais tranquila, para permitir que as pessoas conversem e se acomodem nas mesas e lounges.


Entrada dos noivos


Após a entrada dos noivos acontece o brinde com os padrinhos e o corte do bolo.

É o momento que os noivos que gostam de falar agradecem os convidados. A música para os noivos e padrinhos normalmente é mais tranquila, sendo Frank Sinatra e Michael Bublé os intérpretes que nunca saem de moda para esses momentos, antes de abrir oficialmente a pista, em que os convidados jantam e o DJ de Casamento “se aquece”.



Jantar, um momento de confraternização no casamento


O jantar é momento de confraternização entre os convidados, que dura cerca de uma hora, dependendo do estilo do serviço.

O trabalho do DJ de Casamento para o jantar é selecionar músicas envolventes, criando uma atmosfera agradável para estimular a interação entre os presentes.

Seus convidados muito provavelmente serão pessoas que não se veem há um longo tempo, e tem muita conversa para por em dia.

Ou até, dependendo do caso, pessoas que dividem a mesma mesa e estão se conhecendo naquele momento.

É interessante que a música não seja tão alta, para permitir que as pessoas conversem enquanto comem.

O que o DJ de casamento deve prestar atenção é no timing do jantar, para começar a transição para abrir a pista de dança, que se inicia sutilmente, com músicas mais dançantes sendo introduzidas gradualmente.


Abrindo a pista de dança do casamento


O momento em que abre a pista de dança do casamento é um dos mais esperados da festa, onde todos podem se divertir e celebrar o amor do casal. Dependendo da escolha dos noivos, a pista de dança pode contar com atrações especiais, como uma banda que toque diferentes estilos musicais, do sertanejo ao pop rock. Também é comum ter apresentações de saxofone ou violino, que interagem com o fundo musical criado pelo DJ, criando uma atmosfera única.

Mas essas atrações especiais são uma questão de escolha dos noivos. Um bom DJ de casamento é DJ é capaz de animar a pista de dança sozinho, sem a necessidade de atrativos adicionais.

A especialidade do DJ de Casamento é fazer a pista de dança bombar, permanecendo aberta e animada até o amanhecer, proporcionando horas de diversão e alegria aos convidados.



Como escolher as músicas para fazer a pista de dança do seu casamento bombar


A diferença entre uma festa de casamento e uma balada, é que a primeira é um evento especial, e as estrelas são os noivos. O momento é deles! É importante o DJ de Casamento conhecer os clássicos que não podem faltar, porque são as músicas que sempre agitam a pista, e até as que estão bombando e são a tendência do momento. Mas, mais importante ainda, é conhecer o estilo dos noivos.


Um dos mais respeitados e experiente profissionais dessa área, e acostumado a lidar com um público exigente, o DJ Renatinho explica que seu trabalho como um DJ de Casamento é conhecer o estilo dos noivos, saber as músicas que são importantes para ele s e também para seus amigos.


Renatinho explica que as músicas têm uma história, que despertam memórias afetivas, e emoções. Elas contam, e relembram, histórias. O DJ de casamento, quando está preparando uma playlist, deve procurar saber se há músicas que remetem ao lugar e momento em que os noivos se conheceram, ou a períodos que passaram juntos, como época de colégio ou faculdade.


Segundo Renatinho, isso é uma coisa que sempre acontece nos casamentos em que ele comanda as pick-ups. “Existem as músicas que são importantes para o noivo, a noiva, e os respectivos amigos. Quando tocamos essas músicas, a pista ferve ainda mais, porque os noivos e os convidados ficam ainda mais animados quando ouvem as músicas que trazem essas referências para eles.”


É por isso que, por mais que já tenha sido DJ em centenas de eventos, em vários lugares do Brasil e de outros países, Renatinho diz que não existe um casamento igual ao outro. “Todos têm uma playlist personalizada, feita especialmente para os noivos”, completa.


Um bom DJ de casamento mantém a pista de dança agitada


Um bom DJ de casamento sempre presta atenção à animação e às reações dos convidados, para manter a pista de dança agitada, e se necessário, ir variando estilos e playlists de acordo com o momento, para que todos estejam se divertindo e a festa seja inesquecível.


Fechando a pista de dança


A última etapa do casamento é fechar a pista de dança, quando a festa já está no fim porque o sol está raiando. Não existe nenhuma regra estabelecida em relação a isso, mas o mais comum é que os noivos acabem ficando até o fim da festa, se divertindo com familiares e amigos mais próximos.


O DJ de casamento deve prestar atenção de que o momento de fechar a pista de dança é o que os noivos agradecem a presença dessas pessoas, se despedem e vão iniciar sua nova vida.

Uma música suave é a melhor trilha sonora para esse momento emocionante, que deve ter um lugar especial entre outras memórias felizes dos noivos e convidados do casamento.


Kommentare


bottom of page